Atracções turísticas

Santuário de Elefantes é uma das atracções de turistas da festa

Hartbeespoort, Joanesburgo (Dos enviados especiais) - A 80 quilómetros de Joanesburgo está situada uma das maiores atracções turísticas do país sede do Mundial2010. Trata-se do Santuário de Elefantes, que tem despertado a atenção de visitantes da África do Sul e que buscam cada vez conhecimento sobre a beleza da natureza animal.

Em aproximadamente três horas na densa área florestal do reino animal, é possível viver de perto o clima da selva, o modus vivendi da espécie. Porém, o que mais chama atenção é a grandeza dos elefantes e em sua homenagem foi baptizado um local com nome deste gigante africano, que também simboliza a selecção da Cote d’Ivoire, uma das participantes do Mundial2010.

Quem se desloca à África do Sul recebe informações sobre a fascinante experiência de um safari e nada melhor que passar bons momentos num verdadeiro santuário…de elefantes, que é apenas um dos três existentes no palco da maior festa futebolística do Planeta.
.
Simbarasne Mubvindi, guia do Elephant Sanctuary que acompanhou a diversão de 25 estrangeiros, entre repórteres e turistas ávidos em saber mais sobre o ambiente destes animais, disse à Angop que “os elefantes foram transferidos para este espaço porque eram maltratados nos seus habitats anteriores e para salvá-los estão protegidos aqui”.

Depois das explicações sobre o funcionamento do “templo”, o responsável conduziu uma visita até as cinco mascotes do parque, devidamente identificadas (nomes e idade do exemplar). Com o pagamento de 200 rands por pessoa (1 USD equivale a 7,5 rands), cada interessado pode subir num elefante, alimentá-lo, acariciá-lo, caminhar lado-a-lado com ele e no fim ganhar beijo da sua tromba.

Essa iniciativa privada, segundo Mubvindi, tem salvado vários animais. “Cuida-se deles, porque sofriam de maus-tratos em zoológicos e outros que viviam sob ameaça dos caçadores furtivos. Uma das formas de ajudar foi transformá-los em centro de atracção turística e durante o Mundial2010 a procura aumentou”, disse, sorridente.

Os que visitam o santuário não só passeiam e vêem os animais como também têm a possibilidade de interagir com eles, através de caminhadas de mãos dadas com a tromba, numa verdadeira lição de vida junto da selva e partilhar momentos inesquecíveis com os elefantes de perto.

Para quem está habituado ao corre corre em busca de informações sobre a competição que decorre na África do Sul e ao stress que representa, uma voltinha ao Elephant Sanctuary pode proporcionar o aumento da adrenalina e ganhar consciência de que vale a pena preservar a natureza e seus habitantes.

Os elefantes comem em média até 200 quilos de capim, alfafa, gravetos e frutas por dia, razão pela qual podem pesar duas a três toneladas. Têm uma média de vida de 70 anos. São animais selvagens, só conhecem os guias, não atacam desde que se siga à risca as recomendações. Se assim for, a jornada termina em festa, inclusive agradecimento dos bichos aos visitantes, com a devida vénia… só visto no Elephant Sanctuary.

Aldeamento Muie-Lodge e Hotel Histórico constituem novas atracções turísticas de Luanda
Luanda – O aldeamento turístico Muie-Lodge, no bairro Benfica, com 52 quartos e o Hotel Histórico, 50 quartos, localizado no
Cassequel do Buraco, em Luanda, são as novas atracções hoteleiras da capital angolana inauguradas hoje (quinta-feira) pelo ministro da Hotelaria e Turismo, Eduardo Jonatão Chingunji.

As unidades hoteleiras juntam-se a outras 950 existentes na capital do país, devendo o aldeamento Muie-Lodge (duas estrelas) proporcionar 42 empregos, enquanto que o Hotel Histórico (uma estrela) vai empregar 40 pessoas.

Quanto aos investimentos, o aldeamento Muie-Lodge, na zona sul de Luanda, está orçado em USD três milhões (um dólar vale cerca de 75.225 kwanzas) e apresenta maior diversidade de serviços e espaços de lazer, incluindo piscina, bar, jangos, discoteca, sala de conferências e um parque de estacionamento.

O Hotel Histórico, que dista a 20 minutos do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, orçou em USD um milhão e trezentos dólares norte-americanos.

A unidade apresenta uma arquitectura moderna e possui um restaurante, dezoito quartos, serviços de Internet, devendo, dentro de alguns meses, contar com piscina, sala de conferências e mais outros catorze quartos, actualmente em construção.

Para o ministro da hotelaria e turismo, que procedeu a inauguração das duas unidades, a inauguração destes empreendimentos não constitui nenhuma novidade, mas um motivo de regozijo, porquanto está dentro da natural dinâmica do Governo angolano que está fortemente empenhado em proporcionar as melhores condições para o investimento privado.

Eduardo Jonatão Chingunji disse que Angola é actualmente um país concorrido, quer em termos de mercado para investimento, como pela curiosidade que desperta aos visitantes pelos encantos turísticos que apresenta.

Disse que o país assume actualmente um movimento imparável na rota de solicitações de vistos para visitas turísticas, bem como para interesses empresariais que incessantemente abordam o Governo e empresários nacionais para a realização de negócios – ainda mas nesta altura em que Angola conta com uma legislação atractiva para investimentos.

O executivo angolano, referiu, que aposta na estabilidade política, económica e social, tem jogado um grande papel nesta livre vontade dos investidores apostar em iniciativas do género, como a construção de novos hotéis e na reabilitação de espaços de interesse turístico.